Frete grátis em compras a partir de R$ 120! Confira

Nossa História

Sou Luciana, fundadora da Envolve e conto aqui com muito orgulho, em 1a pessoa, a nossa história.

Sou publicitária e hoteleira de formação, cozinheira, fotógrafa, professora e ativista ambiental e foi com o envolve que consegui concretizar o meu PORQUÊ: combater o desperdício de alimentos. Esse propósito deu impulso à minha reviravolta profissional, consegui superar o incômodo do meu mindset de publicitária e consumista voraz. Foi uma mudança de vida!!! Um processo lento, quase um renascimento.

Tudo começou com um minhocário em casa, foi um pulo para a horta caseira, o envolvimento com gestão de resíduos, muitos cursos, palestras, novos projetos como coordenadora de Grupo de Trabalho de Orgânicos (hoje Grupo de Trabalho de Produção, Aproveitamento e Destinação de Orgânicos) na Abraps, esse foi o contexto da criação da Envolve.

Nascemos como Bee Eco, mas havia uma empresa homônima, viramos 2b Eco e finalmente, como sugestão do querido Gilberto Dimenstein, o que muito nos orgulha, o produto e a empresa passaram a se chamar Envolve.

O envolve é um pano de cera feito de tecido 100% algodão, tratado com cera de abelha (propriedades bactericidas), breu e óleo de côco (fungicida), que aumenta o tempo de conservação dos alimentos e evita o uso de embalagens originadas de recursos não renováveis e em sua maioria não recicláveis,  no armazenamento de alimentos.

Se no começo parecia ser mais uma solução doméstica para me conectar com a natureza, rapidamente se tornou um projeto robusto. Desde o seu lançamento, no final de setembro de 2018, a aceitação foi grande e, já em novembro de 2018, o projeto foi reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente como uma boa prática no combate à perda e desperdício de alimentos.

No início usávamos resíduos têxteis, mas logo percebemos que por mais que gerasse um impacto ambiental ainda maior, o negócio não se sustentaria, pois não conseguimos doações de resíduos e a compra em bancos de tecido, por não termos “moeda de troca”, ficava muito caro.

O propósito da Envolve sempre foi impactar o planeta de forma positiva, social e ambientalmente. Foi difícil abrir mão do conceito de trabalhar com resíduos têxteis e ainda não desistimos, mas está suspensa por ora.

Criamos o programa de logística reversa com o intuito de aproveitar os envolves que iriam para a composteira em programas de capacitação para mulheres em situação de vulnerabilidade. Ainda não implantamos estes programas, fomos surpreendid@s pela pandemia, mas estamos guardando os envolves que noss@s clientes nos devolvem pelo programa de logística reversa, para futuramente usa-los em programas sociais.

Em 2019 fomos oficialmente credenciad@s no Instituto Lixo Zero Brasil e em 2020 com o selo Eureciclo, programa de logística reversa de embalagens, mesmo nossas embalagens sendo totalmente recicláveis, pois usamos celofane vegetal, que é compostável.

E ainda  queremos muito mais!

Vem com a gente mudar o planeta!