Quem Somos

Publicitária, hoteleira de formação, cozinheira, fotógrafa, pioneira no turismo digital, professora, escritora, foi com o envolve que consegui concretizar o meu PORQUÊ: combater o desperdício de alimentos. Esse propósito deu impulso à minha reviravolta profissional: consegui superar enfim o incômodo do meu mindset de publicitária e consumista voraz. Foi uma mudança de vida!!! Um processo lento, quase um renascimento.

Mas daí pra frente, tudo fluiu: do minhocário à minha horta caseira, o envolvimento com gestão de resíduos, muitos cursos, palestras, novos projetos como coordenadora de Grupo de Trabalho de Orgânicos (hoje Grupo de Trabalho de Produção, Aproveitamento e Destinação de Orgânicos) na Abraps, e nasceu o єиνσℓνє!

O єиνσℓνє é um pano de cera feito de tecido 100% algodão, tratado com cera de abelha (propriedades bactericidas), breu e óleo de côco (fungicida), que não só evita o uso do filme PVC no armazenamento de alimentos, como aumenta a duração deles.

Se no começo parecia ser mais uma solução doméstica para me conectar com a natureza, rapidamente se tornou um grande projeto, que hoje caminha a passos largos! Desde o seu lançamento, no final de setembro de 2018, a aceitação do produto foi enorme e, já em novembro, o projeto foi reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente como uma boa prática no combate à perda e desperdício de alimentos. Nascemos como Bee Eco, mas havia uma empresa homônima, viramos 2b Eco e finalmente, como sugestão do querido Gilberto Dimenstein, o que muito nos orgulha, o produto e a empresa passaram a se chamar Envolve.

Em 2019 fomos oficialmente credenciad@s no Instituto Lixo Zero Brasil. Orgulho do produto e de todos aqueles que procuram através de soluções simples, um mundo sustentável! 

Também em 2019, fomos selecionad@s para a 1a fase do Inovativa de Impacto, um programa de aceleradorção de start-ups que nos deu muito orgulho em participar.

Em outubro de 2019 contratamos a ESPM Jr, com quem desenvolvemos um lindo projeto de pesquisa de mercado. Foi um processo riquíssimo, concluído em junho de 2020, mas que tenho certeza que vai reverberar no futuro que nos aguarda.

E hoje representamos também as composteiras Humi, da Morada da Floresta, pois graças ao ativismo na área de redução e tratamento de resíduos orgânicos, é uma atividade muito natural aqui na Envolve.

Envolver significa abranger a totalidade, é também o oposto de excluir, rejeitar, eliminar. É nisso que acredito.

Um grande abraço ;-)

​Luciana Caran - Fundadora Envolve